quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atenção...

Para atender as particularidades dos diferentes tipos de conhecimentos, linguagens, faixas etárias e a construção da identidade, dos processos de socialização e do desenvolvimento da autonomia das crianças, o RCN foi organizado em âmbitos e eixos para melhor instrumentalizar a prática educativa (BONETTI, 2001).

Âmbitos = domínios ou campo de ação que auxiliarão o professor na organização da sua prática e na reflexão sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.

1-                  Âmbito de Formação Pessoal e Social: refere-se às experiências que favorecem a construção do sujeito, oferecendo condições para que a criança aprenda a conviver, a ser e estar com os outros e consigo mesma em atitudes de aceitação, de respeito e de confiança.

2-                  Âmbito de Conhecimento do Mundo: refere-se à construção das diferentes linguagens da criança e às relações que estabelece com os objetos de conhecimento; incide sobre os aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para a criança continuar a aprender ao longo da vida.

Eixos = responsáveis em ampliar e enriquecer as condições de inserção da criança na sociedade contribuindo para o aumento da produção cultural humana.

Eixos de trabalho educativo: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário